Fonte: SDS
Fortalecendo as ações da gestão participativa do Governo do Amazonas, a titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Nádia Ferreira, vai liderar uma comitiva nesta sexta-feira, dia 9, que se deslocará ao município de Fonte Boa (a 602 km da capital), para dar continuidade às discussões referentes às atividades de pesca de três setores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, comunidade Terra Nova. A atividade acontecerá a partir das 9h, no Centro Comunitário.
Estão envolvidos na ação 1.600 pessoas de 18 comunidades que trabalham com atividade pesqueira dos setores Maiana, Solimões do Meio e Solimões de Cima 1.
Fazem parte da comitiva, representantes do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror/Sepa), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Ministério da Pesca e Aquicultura (Mapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Fonte Boa (IDSFB), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Colônias e Associação de Pescadores de Fonte Boa.
Dentre os temas a serem discutidos, estão, a questão fundiária, de competência da SPU ações de fiscalização dos órgãos competentes (Ibama e Ipaam), além da criação de um comitê condutor do acordo, um dos critérios da Instrução Normativa 003/SDS, de 2 de maio de 2011, para a elaboração de um Acordo de Pesca para a região. Será proposto, ainda, pelo Ceuc, a implantação do programa Agentes Ambientais Voluntários (AVV), visando à gestão participativa da Unidade de Conservação.
Na oportunidade, será definida uma agenda de trabalho a ser executada no ano de 2012, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida dos moradores, sendo elaborado, ainda, um Plano de Ação para a execução dos temas discutidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário