sexta-feira, 13 de abril de 2012

Amazonas mantém desmatamento sob controle


Fonte: SDS

O Estado do Amazonas registrou neste primeiro trimestre de 2012, um total de 4,53 km2 de alertas de desmatamento, especificamente no município de Canutama, Sul do Estado, apenas no mês de março, não regristrando incidência nos dois primeiros meses do ano em nenhuma outra área. Os dados são do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados na última quinta-feira, dia 5 de abril.

No total, a Amazônia Legal registrou 388,13 Km2 de alertas de desmatamento. O Estado que apresentou os maiores índices foi Mato Grosso, com 329,93 km2 neste primeiro semestre, seguido do Estado do Pará, com 31,01 km2. O Amazonas aparece na quinta posição, no ranking do número total de alertas de desmatamento neste trimestre de 2012.

Vale ressaltar, que a observação por satélites, neste período se torna difícil na região Amazônica, devido à intensidade de nuvens que cobrem grande parte dos Estados da Amazônia da Legal. Segundo o Inpe/2012, cerca de 85% da Amazônia  foi coberta por nuvens no mês de janeiro, 57% no mês de fevereiro e 55% no mês de março, impedindo a observação de toda a região neste trimestre.

Ações de combate

O Governo do Amazonas já deu início as ações integradas para o controle e combate às queimadas associadas ao desenvolvimento sustentável do Estado. Desde o mês de março, técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), já estão em campo com o Programa Educar, Produzir e Conservar – ações integradas para prevenção e controle do desmatamento e queimadas no Amazonas”, para o ano de 2012.

O programa tem por objetivo reduzir a taxa anual de desmatamento e os registros de focos de calor no Amazonas, por meio do fortalecimento e ampliação do ordenamento territorial, controle ambiental, atividades produtivas agropecuárias e florestais sustentáveis e governança ambiental integrada.

Os primeiros municípios a receberem as equipes com ações do Programa foram Novo Aripuanã, Manicoré e Humaitá, reunindo cerca de 100 produtores rurais por município. O próximo a receber a equipe é Apuí, no período de 16 a 18 de abril. A agenda segue pelos demais municípios até o mês de junho.

A elaboração e execução do Programa estão sob a coordenação do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima/SDS), que conta com a parceria da Secretaria de Estado de Produção Rural do Amazonas (Sepror), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Instituto de Produção Agropecuária e Florestal Sustentável (Idam) e Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea) e prefeituras municipais, focados na capacitação de produtores rurais, sindicato de trabalhadores, extrativistas e lideranças comunitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário