sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Inpa completa 60 anos e recebe homenagem da ALE/AM

Fonte: SDS

Alegria e emoção marcaram a manhã da última quinta-feira, dia 4, durante a homenagem que a Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM) fez ao instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), pela passagem de 60 anos de existência do orgão. A iniciativa foi do deputado José Ricardo, autor da propositura, que contou com a aprovação de toda a Casa Legislativa.

Presente no evento representando o governador Omar Aziz, a titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Nádia Ferreira, parabenizou a ALE/AM pela iniciativa e ressaltou a importância do órgão para o Estado do Amazonas, salientando que o governo do estado apoia o trabalho do Inpa e quer fortalecer a parceria, como forma de interação na formulação e monitoramento de políticas públicas do Estado e da região amazônica.

"Nós colocamos toda a estrutura do Governo do Amazonas para apoiar o Inpa no que concerne à divulgação dos trabalhos de pesquisa. Também esperamos ter a parceria quando em algum momento nos equivocarmos, para poder estabelecer novos rumos", disse a secretária em seu pronunciamento.

O autor da homenagem, deputado José Ricardo, ressaltou a importância do Inpa que há 60 anos vem formando profissionais para atuarem na região. "O Inpa tem como missão gerar e disseminar conhecimento e tecnologias, além de capacitar recursos humanos para o desenvolvimento da Amazônia, proporcionando entendimento do eco sistema amazônico, além de analisar a dinâmica da população local", explicou ele.

O diretor-presidente do Inpa, Dr. Adalberto Val, fez seu pronunciamento de forma emocionada, lembrando a trajetória do orgão desde a sua criação. "Antes de nós houve um conjunto muito significativo de pesquisadores que contribuíram de forma marcante para o início das atividades do instituto. Ao longo desses anos, o Inpa contribuiu com a capacitação de mais de 1.600 mestres e doutores, que estão hoje na base de sustentação do desenvolvimento, não apenas da Amazônia brasileira, mas também, dos demais países amazônicos", ressaltou.

O evento contou com a participação do grupo musical infantil "Singeleza", coordenado pelo maestro Camilo Assunção, que fechou a cerimônia com uma canção, cuja letra ressaltou o trabalho do Inpa, tendo como musicalidade o som de "Asa Branca", de Luiz Gonzaga.

Histórico
O Inpa foi criado em outubro de 1952 (Decreto 31.672), sendo regulamentado dois anos depois, em março de 1954 (Decreto 35.133). Ao longo dos anos, vem realizando estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica para promover o bem-estar humano e o desenvolvimento sócio-econômico regional. Atualmente, o INPA é referência mundial em Biologia Tropical.
Os primeiros anos foram caracterizados pela exploração da área por meio de pesquisas, levantamentos e inventários de fauna e de flora. Hoje, o desafio é expandir de forma sustentável o uso dos recursos naturais da Amazônia.
Para cumprir o desafio, o Instituto possui doze Coordenações de Pesquisas: Botânica; Biologia Aquática; Ecologia; Aquacultura; Tecnologia de Alimentos; Silvicultura Tropical; Ciências da Saúde; Produtos Florestais; Produtos Naturais; Entomologia; Ciências Agronômicas; Clima e Recursos Hídricos e um Núcleo de Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, o qual foi criado para trabalhar com as populações tradicionais da região. O Inpa possui três núcleos de pesquisas localizados nos Estados do Acre, Roraima e Rondônia.

Foto: SDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário