O Governo do Amazonas reforça a fiscalização ambiental nos oito municípios que compõem a Região Metropolitana de Manaus (RMM) para inibir o desmatamento por queimadas e a exploração ilegal de madeira. A ação é uma das principais medidas do Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento no Amazonas (PPCD-AM), lançado nesta quarta-feira (29), em Iranduba, que também inclui ações educativas e a regularização ambiental de propriedades rurais. As ações do Plano são coordenadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) em parceria com IBAMA, IPAAM, IDAM, CECLIMA e CEUC/SDS.
Na ocasião do lançamento do Plano, a Secretária de Estado do Meio Ambiente, Nádia Ferreira, e o Prefeito de Iranduba, Nonato Lopes, assinaram Termo de Compromisso pelo Desmatamento Ilegal Zero, oficializando o compromisso da sociedade em reduzir os índices de focos de calor no município, que já ultrapassou 20%.
Nádia Ferreira explica que este ano o Governo do Amazonas decidiu agir de forma diferenciada e dividiu o Plano de ação de acordo com as características das regiões que apresentam maiores índices de desmatamento do Estado: Sul e Região Metropolitana. “O perfil do desmatamento é diferenciado entre o Sul e a Região Metropolitana, então, pela primeira vez, separamos as ações de combate ao desmatamento. No Sul, fazemos fronteira com Rondônia, Acre, Mato Grosso e Pará, ocasionando a pressão. Isso exigiu uma articulação com o Governo Federal e com esses Estados, para um plano integrado. O Governo quer reverter o desmatamento pela lógica da oportunidade do trabalho e geração de renda”.
Fonte: Site Oficial da SDS
Nenhum comentário:
Postar um comentário