sexta-feira, 13 de abril de 2012

Governo forma agentes ambientais para monitorar áreas protegidas

 Fonte: SDS

O Governo Omar Aziz investe em programas de proteção à rica biodiversidade do Estado, propiciando aos cidadãos a oportunidade de prestar auxilio em atividades de educação ambiental, proteção, preservação e conservação dos recursos naturais em Unidades de Conservação estaduais (UCs), através do Programa Agente Ambiental Voluntário (AAV). O programa é executado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), que realiza, nos próximos dias 14 e 15 de abril a Oficina de Credenciamento dos Agentes Ambientais Voluntários (AAV) da Floresta Estadual de Maués, localizada no município de Maués (a 276 km da capital), a partir das 8h, na sede do Ceuc.

Representantes de 11 comunidades estarão participando da capacitação, aproximadamente 40 pessoas. As comunidades envolvidas são: Santo Antônio, São João Batista, Vista Alegre, Monte Sinai, Ebenézer, Vila Nova Maringá, São Pedro do Igarapé, São Sebastião do Pajurá, São Raimundo, São José e Liberdade, além de representantes de instituições públicas.

O credenciamento dos agentes inicia com uma oficina que trabalha as ações práticas de mobilização e educação ambiental, onde será construído um novo Plano de Trabalho para o período de seis meses, para orientar as atividades de proteção dos recursos naturais das Unidades de Conservação (UC). Nesta oficina, será reforçado o preenchimento do Auto de Constatação, instrumento que visa, primordialmente, afirmar a constatação do delito ambiental suficiente, a ser encaminhado ao órgão estadual responsável pela fiscalização.

No último dia ocorre o credenciamento em uma cerimônia, quando será distribuído a cada agente o certificado de Agente Ambiental Voluntário e uma credencial emitida pelo Ceuc/SDS e uniformes que complementam a identificação do AAV. Além de apresentá-los para as instituições parceiras da Floresta Estadual de Maués.

Floresta Estadual de Maués

O Decreto nº 23.540, de 19 de julho de 2003, cria e delimita a Floresta Estadual de Maués, localizada no município de Maués, no Estado do Amazonas. A floresta possui uma área total de aproximadamente 438.440,32 ha. As comunidades locais residentes na floresta e entorno tem seus direitos assegurados na forma estabelecida pela legislação que dispõe sobre as Unidades de Conservação.

Programa AAV

Instituído em 2008 por meio da Resolução 002/08/Cemaam (Conselho Estadual de Meio Ambiente), o Programa Agente Ambiental Voluntário integra o Departamento de Proteção do Ceuc e auxilia na vigilância e monitoramento das Unidades de Conservação do Estado do Amazonas.

Os Agentes são educadores ambientais que atuam conjuntamente e sob a coordenação local de suas comunidades em ações de conscientização e educação ambiental. No que se refere à vigilância, devem estar alertas, principalmente, em relação à entrada de visitantes nas áreas das UCs. Estas ações são orientadas apenas por meio da observação, visando fornecer informações de apoio ao trabalho da fiscalização da Unidade de Conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário