terça-feira, 23 de outubro de 2012

Alunos da rede pública de Itacoatiara implantam projeto de escola sustentável

Fonte: d24am.com

Na Escola Estadual Maria Ivone de Araújo Leite, localizada no município de Itacoatiara (AM), sustentabilidade virou item de discussão, pra ser vivido dentro da escola. Por meio da professora Alcimara de Oliveira foi implantado o “Projeto Berlinda e Abracadabra: Escola Sustentável Já” que faz parte do Programa Ciência na Escola, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O nome tem explicação: Berlinda quer dizer estudo e Abracadabra, transformação.

O Projeto representa um importante item no processo de construção da educação ambiental na escola. Considerando que um dos grandes problemas para a integração do tema ao contexto escolar é a falta de conhecimento da temática por alunos e professores. Nesse sentido, trabalhar a educação ambiental como instrumento de sensibilização dentro da escola, é inserir um instrumento valioso no currículo escolar, com um enfoque fundamental para efetiva construção de uma cidadania crítica e consciente, capaz de intervir de uma forma responsável e democrática nas diversas tomadas de decisão de caráter social e ambiental, além de contribuir para resolução de problemas ambientais no ambiente escolar e seu entorno.

Um dos principais objetivos do projeto é proporcionar uma escola bonita, prazerosa e auto sustentável onde a convivência seja pacífica, tornando um centro que compartilhe mudanças positivas na comunidade. Para implantar e manter essa postura dentro da escola é preciso igualar o discurso à prática. Não adianta falar em classe sobre o combate ao desperdício de água e lavar o pátio com mangueiras ou debater fontes de energia renováveis e manter luzes acesas em locais banhados por luz natural.

Os jovens pesquisadores Adriano Andrade Caldas, Brenda Stefany Cordovil Cruz, Francisca Natália Assunção Belém, Leidy Nara Andrade Sares Pereira e Victoria Fernanda Rolim Mendonça, aprenderam noções de sustentabilidade, coisa simples como fechar a torneira quando estiver escovando os dentes, separar o lixo dentro de casa como material recicláveis e material não-reciclável, aprenderam sobre energias renováveis e fizeram questão de repassar tudo o que descobriram tanto na escola como dentro de casa.

Hoje, faz parte da rotina desses alunos auxiliar professores e funcionários a cuidar de uma horta, manter uma composteira de resíduos orgânicos e cultivar árvores. A coordenadora enfatiza a importância de gestos pequenos, porém eficientes. “E todos ficam atentos à questão do desperdício, mantendo luzes desligadas sempre que há a iluminação natural disponível”, afirma.

Além das mudanças de atitude e mentalidade dos alunos, o patrimônio escolar ganhou com as novas medidas dos alunos, a escola passou por reformas, foi pintado, o local que antes era todo sujo, riscado, grafitado, agora dá espaço ao belo, um mural foi pintado com temas voltados para sustentabilidade e agora enfeita o pátio da escola.

Este se propôs a passar para os alunos noções de Educação Ambiental para ser usado como instrumento de sensibilização frente aos problemas ambientais percebidos no espaço escolar e seu entorno, com a finalidade de proporcionar aos alunos a aquisição de habilidades que lhes possibilitem novos conhecimentos sobre os seres vivos e o ambiente em que vivem.

Foto: Divulgação

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