Fonte: SDS
Com ênfase nas fontes renováveis de energia a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) está presente na 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece no Sesi Clube do Trabalhador, até o dia 21 de outubro. O evento é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que conta com a parceria do Governo do Amazonas, sendo coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM).
No Ano Internacional da Energia Sustentável, definido pela Organização das Nações Unidas, a SDS chama a atenção da sociedade para o consumo consciente da energia. No espaço da secretaria, uma das atrações é uma maquete denominada "Simulador de Consumo de Energia", em que os visitantes recebem orientações de como reduzir o consumo de energia em residências e a importância da conscientização e adequação do uso racional.
Trailler Solar – Outra novidade da SDS é o "Trailler Solar", uma parceria do departamento de energia do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima/SDS), com a Casa das Correias, exemplo de inovação tecnológica para a captação e geração de energia solar fotovoltaica. O trailler, instalado na área externa do Sesi, está equipado com placas solares posicionadas na parte externa superior, que captam a energia do sol e converte por meio de um inversor de potência, em uma energia que pode ser utilizada em equipamentos do cotidiano, por exemplo, ar condicionado, geladeira, TVs, etc.
"O equipamento se apresenta como uma alternativa de suprimento eletrico para as famílias que vivem em comunidades com pouco ou nenhum acesso a energia elétrica. O trailler em exposição com potência de 10 kW poderia atender até 10 casas com uma potência instalada de 700watts, carga típica desse tipo de moradia em comunidades ribeirinhas", explicou Anderson Bittencourt, engenheiro e coordenador da área de energia da SDS.
Segundo Alexandre Lauria, representante da Casa das Correias, a ideia é nacionalizar o equipamento e contribuir com o meio ambiente. "A necessidade de energia limpa é para hoje não para amanhã, o planeta está pedindo isso. É uma alternativa de energia principalmente para o Amazonas, Estado que mais recebe energia solar", declara Lauria.
Políticas Públicas – Ainda no estande da SDS, estão disponíveis publicações que mostram o trabalho do Governo do Amazonas no segmento ambiental, a partir das políticas públicas elaboradas e aplicadas no Estado. Dentre estas publicações, estão: "Mudanças Climáticas", "Manejo Florestal Sustentável", "Queimadas e Incêndios" e "Extrativismo e Produção Sustentável", além de outros materiais. Vale ressaltar que o Amazonas foi o primeiro Estado brasileiro a criar as políticas públicas de mudanças climáticas.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - A marca da SNCT deste ano são as inovações tecnológicas, mostrar o quanto a Ciência, Tecnologia e Inovação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas com o objetivo de estimular atividades de difusão e disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos associadas ao tema "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza".
Foto: SDS
Nenhum comentário:
Postar um comentário