sábado, 20 de outubro de 2012

Ciência e Jornalismo na Semana Nacional de Tecnologia

Fonte: SDS

Como parte das atividades da 9º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou na última quinta-feira, dia 18 de outubro, o 6º Encontro Fapeam de Jornalismo.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) participou do encontro, representada por sua equipe de Assessoria de Comunicação, que acompanhou as discussões realizadas na ocasião.
Com o tema 'A contribuição da mídia para a sustentabilidade, erradicação da pobreza e economia verde', o evento é uma forma de trazer para o grande público a importância da divulgação científica para a transformação social, conforme destacou a diretora-presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão. "Estamos fazendo essa trajetória dentro da SNCT no sentido de promover a discussão da ciência, dialogando com a sociedade".
Para a diretora, esse é um momento importante para os profissionais que atuam nessa área e o desafio é levar para a sociedade de forma simples e clara o que está sendo feito pela ciência, "desafio em que os jornalistas são nossos melhores aliados", disse.
A ideia do encontro foi trazer as duas perspectivas da questão, a visão do pesquisador e a visão do jornalista, e como o trabalho integrado entre essas duas áreas é fundamental para a divulgação científica contribuir para o desenvolvimento social.
Participaram do encontro o professor e doutor em Ecologia, Henrique Pereira, representante da comunidade acadêmica, o jornalista Reinaldo Canto, da Revista Carta Capital, o jornalista da TV Bandeirantes Yano Sérgio, mediador do evento, além do representante empresarial Luiz Antônio Formariz, que investe na fabricação de telhas produzidas a partir da reciclagem de garrafas pet.
Sustentabilidade
Sustentabilidade e todos seus princípios formadores foram destacados por Henrique Pereira. O pesquisador apontou a importância de um desenvolvimento que respeite todas as variáveis da sustentabilidade e apresentou um novo modelo de medir a pobreza mundial, o índice de pobreza multidimensional, que avalia as necessidades humanas em vários aspectos.
Formariz ressaltou o papel fundamental da imprensa para divulgação do seu trabalho que resultou no aumento da participação de pessoas na coleta do material e no aumento nas vendas, uma vez que seu produto tem um custo cerca de 50% mais barato em relação às telhas tradicionais feitas de barro, incentivando, dessa forma, o desenvolvimento de uma cultura sustentável, de consumo consciente.
O mediador do encontro jornalista Yano Sérgio lembrou que esse trabalho complementar, de pesquisa e divulgação, tem gerado resultados nos últimos anos. "A gente percebe que no dia a dia a produção, a divulgação de ciência e tecnologia tem se mostrado cada vez mais pulsante nas redações locais. É difícil pensar alguns anos atrás que teríamos editorias específicas de ciência e tecnologia aqui na Amazônia e hoje já há", completou.


Foto: SDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário