quarta-feira, 8 de junho de 2011

Conjunto Cidadão XII recebe 1,6 mil mudas de plantas no Dia Mundial do Meio Ambiente

(Alfredo Fernandes/AGECOM)
O plantio e distribuição de 1,6 mil mudas de plantas ornamentais e frutíferas marcaram, neste domingo, 5 de junho, o encerramento da programação do Governo Estadual para a Semana de Meio Ambiente e a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação de arborização ocorreu no Conjunto Cidadão XII, no bairro Nova Cidade, zona norte, e teve o comando da primeira-dama do Amazonas, Nejmi Aziz, idealizadora da ação.

Foi iniciado o plantio de árvores de ipê e, atendendo ao pedido dos moradores do conjunto habitacional, de caju, jaca, ingá e açaí. De acordo com a titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SDS), órgão que coordenou a mobilização, Nádia Ferreira, o Governo do Amazonas pretende plantar mais de 3,4 milhões de mudas em todo o Estado até o ano de 2013.

Durante a programação de plantio, a primeira-dama Nejmi Aziz enfatizou que a atividade foi uma mais uma maneira de humanizar o Cidadão XII. “Arborizar também é uma ação de humanização e representa o nosso cuidado com as famílias. Verde é vida e deixa tudo mais bonito”, ressaltou.

Também participaram alunos e professores de escolas estaduais localizadas nas proximidades, que afixaram faixas e cartazes nas casas do conjunto com mensagens alusivas à arborização. Entre eles, a pequena Geisa de Souza, de oito anos, foi destaque com a leitura de uma poesia com temática ambiental adaptada da clássica “Se essa rua fosse minha”.

Morando no Conjunto Cidadão XII há pouco mais de sete meses, a dona-de-casa Maria Etelvina da Silva, 41 anos, recebeu uma das mudas de ipê e pediu o compromisso da vizinhança no cuidado com as espécies. “Estávamos precisando muito dessas árvores. Espero que todos tenham cuidado com elas e valorizem mais esse benefício do Governo que a gente ganhou”.

Ao lado da primeira-dama, a secretária Nádia Ferreira também orientou a comunidade sobre os procedimentos de manutenção das mudas. “Não é porque o Amazonas tem 98% de floresta intacta que não temos necessidade de plantar. Este é um grande serviço para a população e nada melhor do que comemorar o Dia do Meio Ambiente trazendo mais verde”, destacou.

Mais 3,4 milhões de mudas plantadas até 2013
Segundo Nádia Ferreira, o Governo do Amazonas firmou um convênio com o Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que irá garantir, até 2013, o plantio de aproximadamente 3,4 milhões de mudas nos municípios que apresentam os índices mais elevados de desmatamento.

“Essa ação acontecerá nas cidades que mais têm passivo ambiental por conta do desmatamento, como Apuí, Boca do Acre, o sul de Lábrea e Novo Aripuanã”, informou a secretária da SDS, complementando que a ideia do programa em parceria com a União é promover a recomposição, de maneira eficaz, do passivo ambiental dessas áreas.


AGECOM
Agência de Comunicação do Governo do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário