quarta-feira, 2 de maio de 2012

Manaus sedia Workshop de Hidrometria

 Fonte: Blog da Floresta

A Secretaria de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (Semgrh), em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Organização Metereológica Mundial (OMM), realiza no período de 7 a 11 de maio, no Hotel Tropical, em Manaus, o Workshop Internacional sobre Hidrometria, evento promovido pelo Governo do Estado.

Os reflexos dos fenômenos El Niño e La Niña, na dinâmica dos rios que formam a bacia hidrográfica do Amazonas, nos últimos 20, será o foco principal do evento, tomando por base a recorrência de eventos extremos (cheias e vazantes) de magnitudes elevadas, a exemplo da grande vazante de 2005 e das cheias de 2009 e deste ano. 
De acordo com o secretário estadual de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos, Daniel Nava, durante o evento, mais de 120 especialistas internacionais discutirão temas como hidrometria (Estudo de variação das cotas dos rios), qualidade das águas, gestão de aquíferos (reservatório de águas subterrâneas) e vulnerabilidade aos eventos críticos, além da discussão sobre métodos para previsão de eventos críticos.

Segundo o secretário, o evento é extremamente oportuno por conta da atual situação de cheia que colocou 37 municípios do estado em situação de emergência, prejudicando mais de 70 mil amazonenses. “A partir das discussões e troca de informações entre os especialistas será possível compreender a ocorrência destes fenômenos hidrogeológicos,  cada vez mais freqüentes e em menor intervalo de tempo”, afirma Nava.

Daniel Nava explica que os resultados do Workshop Internacional sobre Hidrometria vão servir de orientação para nortear a gestão dos recursos hídricos pelo governo do Amazonas. O secretário destaca a importância da parceria com a ANA neste processo, que já apresenta como resultado a instalação no Amazonas de uma Sala de Situação para monitoramento dos eventos críticos

A Bacia Amazônica, considerando as águas dos países fronteiriços é responsável por 20% de toda água doce disponível no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário